Conferências



A Federação Nacional de Mediação de Conflitos convida todos os interessados na área da Mediação de Conflitos e Justiça Restaurativa a estar presentes

Dia 16 de Março, pelas 18:00 h nas Instalações da Red Apple (Parque das Nações - Rua Cais das Naus, lote 4.04.02, Loja E)

Dia 17 de Março no Workshop sobre “Círculos Restaurativos” com Brian Steels. Entre as 10:00 e as 17:30 h no auditório da Direcção-Geral da Política da Justiça. Avª. D. João II, n.º 1.08.01 E, Torre H, Lisboa
A Inscrição é gratuita. Agradecemos a manifestação de vontade em estar presentes nos dois ou em um dos eventos através do email: evento.fmc.briansteels@gmail.com

E no dia 24 de Março com a Mediare no Porto.

Agradecemos, ainda a V. ajuda com a divulgação destes dois eventos.

Dr. Brian Steels é investigador nas áreas da reforma penal e justiça restaurativa. Dr Steels é docente da Universidade de Curtin, no Centro de Estudos Indígenas e seu trabalho entre as comunidades aborígenes como investigador e consultor é bem conhecida. Presidente do “Asia Pacific Forum for Restorative Justice”, é membro da Direcção e Coordenador do “Prison Reform Group of Western Australia”.





(lá estarei, de novo, divulgando a Mediação Familiar)
Aguarde pelo Programa

(Lá estarei com a comunicação: "Mediação de Conflitos, da teoria à prática, o papel do mediador)





/// Será possível um encontro de reflexão ser, na sua essência, quase totalmente prático? Será a esta pergunta que o Com///Vivências * A Criatividade na Indisciplina * Ideias///Projetos///Práticas irá tentar responder.

/// Falar de indisciplina é falar de muitas realidades, muitos contextos e muitos desafios. É falar da urgência de novas ideias. E de novas práticas. É falar da necessidade de construção colaborativa de soluções para um fenómeno há muito identificado mas que requer novas respostas num tempo em profunda mutação.

/// Foi por isso que o Com///Vivências * A Criatividade na Indisciplina * Ideias///Projetos///Práticas foi criado. Numa parceria entre a Raiz Editora e o Centro de Formação da Associação de Escolas do Concelho de Cascais, arriscou-se ir um pouco mais longe. Inovar. No modelo, no formato e nas propostas. Abrir um espaço de debate mas também de experimentação. E de criação. E de partilha. Um espaço onde cada participante possa encontrar uma nova abordagem sobre a questão da indisciplina, da participação, da criatividade e do conhecimento. 

/// Tendo como ponto de partida a realidade atual, propomos com este encontro desafiar a lógica das respostas únicas e procuraremos o envolvimento participativo como elemento estruturante de um programa que visa criar oportunidades de co-construção de novas abordagens. Será um desafio de prática e imaginação. Para novas formas de pensar. E novas formas de agir.

/// Bem-vindo/a ao Com///Vivências * A Criatividade na Indisciplina * Ideias///Projetos///Práticas!

Programa

14 e 15 de novembro de 2014
Local /// Ateneu Comercial do Porto

...........................................

Primeiro Dia /// Experimentar

18h30 /// Boa tarde! Vim marcar presença.
(Secretariado)

19h00 /// Podia repetir, se faz favor?
(Abertura oficial)

19h30 /// Não digam que não avisámos!
(Experimentação)
Ivo Prata /// Miriam Ferreira
Pantopeia

21h30 /// Fim do Primeiro Dia. Até amanhã!

...........................................

Segundo Dia /// Descobrir

10h00 /// Laboratórios de Ideias, Projetos e Práticas

Espaço Disciplina
Podemos fazer isto?
Orientação /// João Lima

Espaço Participação
Podemos pensar isto?
Orientação /// Mafalda Branco

Espaço Criatividade
Podemos abrir isto?
Orientação /// Inês Guedes de Oliveira

13h00 /// Almoço livre

14h30 /// Podemos falar daquilo? 
(Apresentação de Ideias - Laboratórios)
Mesa de Debate /// Assembleia de Ideias

15h30 /// Intervalo

16h00 /// Vamos direto ao assunto!
Oradora /// Isabel Oliveira


17h00 /// Podemos desafiar o futuro? Até breve!
Joana Andrade /// Espaço-Corpo

18h30 /// Fim do Segundo Dia. Boa viagem!

......................................................